Que bom estar com vocês!!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Halloween à Brasileira no Ypiranga. Um Festival de dança!!!






Hoje os alunos do 2ª A, deram um show de conhecimento apresentando a influência da cultura americana e africana no Brasil. Para isto contaram a nossa história através da dança e da música. Iniciaram com os movimentos corporais dos indios, passando pela capoeira, frevo, homenagearam a Carmem Miranda, destacaram o boi-bumbá, as baianas, a nega maluca, o samba e por fim o axé music. O contraste se viu através do revestimento da sala com imagens de morcegos, cara de abóbora, meninas vestidas de bruxas e uma mesa cheeeia de guloseimas!!! que foram distribuídas aos visitantes após as apresentações.
Para quem não conhece, o Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840 pelos irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa a ser conhecido como DIA da BRUXAS.
A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.
Isto é um pouco da estória do halloween que aprendi hoje...

Nenhum comentário: